José Roberto Sarsano

 

Professor & Coach, é Administrador de formação e Músico e Educador por vocação, 

com vivências memoráveis, apaixonado pela Educação.

 

​​

Conheça a minha trajetória de vida

 

  José Roberto Sarsano é brasileiro, paulistano, administrador, músico e educador. Em 1963 montou com os amigos João Benedito e Nelson Aquino o conjunto Bossa Jazz Trio, grupo musical do qual foi baterista, e que posteriormente com o pianista Amilson Godoy e o contrabaixista Jurandir Meirelles, se tornaria referência na MPB dos anos 60.

O legado do grupo solo, nas suas duas formações, foi relançado em CDs pelas gravadoras Som Livre e RGE, como parte do “Melhor da Bossa” em comemoração aos 30 anos da Bossa Nova, e dos 25 títulos mais significativos da MPB dos anos 60, 70 e 80. Com o Bossa Jazz Trio, Sarsano acompanhou Elis Regina em importantes eventos pelo Brasil e Exterior, incluindo a sua estreia consagrada no Palácio dos Festivais em Cannes e no Teatro Olympia de Paris.

Saiu da cena musical no final de 1969 e seguiu carreira em Tecnologia da Informação tornando-se executivo de grandes empresas internacionais. Atuou em multinacionais de diferente ramos de atividade como Johnson & Johnson, J.D.Edwards Brasil (Oracle) e SSA (Infor), na área de software. Dirigiu Departamento de Consultoria da SSA – System Software Associates LATAM com base na Colômbia atendendo clientes na Região Andina. Fundou a Ciclos Coaching em 2007.

Tem larga experiência em gestão de mudança e liderança de equipes de complexos projetos de sistemas de informação. Na liderança desses projetos, notabilizou-se por utilizar a música como fator de integração e união das equipes na consecução dos objetivos. Atualmente Imprime caráter exclusivo e inspirador ao seu trabalho como palestrante, ao integrar conhecimentos múltiplos e complexos com a música e histórias da sua multifacetada trajetória de vida.

É autor do livro “Boulevard des Capucines” onde conta a época da sua vida musical com Elis Regina e o Bossa Jazz Trio. Usa a música como meio e mensagem para doar conhecimento e experiência. Em maio de 2007, apoiado pela Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, lançou o Projeto Boulevard des Capucines, com o objetivo de levar cultura, referencias, valores, inspirar e orientar adolescentes a tomar decisões de carreira profissional elaborando um Projeto de Vida. O projeto foi premiado pela originalidade, alcance artístico, educacional e social.

Em 2009 passou a receber o apoio do Ministério da Cultura. Sarsano ministrou a palestra e workshop “Seja o Maestro da Sua Vida” rebatizado para "Lições que a música me ensinou para a vida" para mais de 7000 pessoas, a maioria estudantes do ensino médio da rede pública em São Paulo, além de eventos culturais e empresariais. Faz parte do legado artístico de Elis Regina, e continua construindo o seu legado pessoal como músico e autor. Atualmente é professor de língua portuguesa para estrangeiros, palestrante, e toca bateria em eventos de música brasileira. ​

JRS_FB_bateria.jpg
Site Trajetória 1.jpg

Confiram no vídeo acima a história do livro musicada, mostrando o legado do Bossa Jazz Trio e da parceria com Elis Regina, em ordem cronológica, começando com Elis "introduzindo" a história através das significativas palavras da letra de Trem Azul, voltando no tempo para os anos 60 e depois para o passado recente (pós livro Boulevard des Capucines) mostrando trechos do reencontro emocionante de José Roberto, Jurandir Meirelles e Amilson Godoy no SESC-SP em janeiro de 2008, como parte das comemorações dos 50 anos da Bossa Nova. Neste video e nas imagens abaixo estão consolidados a história e o legado, um passado que é referência e inspiração.

Site Trajetória 2.jpg
Site Trajetória 3.jpg

Clique no ícone e conheça toda a minha trajetória e experiência profissional


Saiba mais sobre meus serviços